terça-feira, 20 de julho de 2021

Biografando: Mother Love Bone

Foto: Reprodução

O Mother Love Bone foi uma banda de Rock Alternativo americana formada em Seattle em 1988, e esteve ativa desde sua formação até 1990. 
Iinfluentes no cenário grunge, são considerados os primeiros pioneiros no gênero conhecido como "Metal Alternativo". 
A história da banda começa com o fim da banda Green River em 1987. Os ex-membros Jeff Ament, Bruce Fairweather e Stone Gossard se juntam com o ex-frontman do Malfunkshun, Andrew Wood e o baterista Regan Hagar formaram o The Lords of the Wasteland. Com a saída de Hagar tempo depois, Greg Gilmore entrou para o grupo que passou a ser chamar Mother Love Bone.
Logo na sequência a banda começa a gravar e realizar shows, sendo a personalidade exuberante do vocalista Andrew Wood no palco, roupas estranhas e letras sonhadoras ajudaram a chamar a atenção para a banda, catapultando-a para o topo da cena musical de Seattle que estava se formando no final dos anos 80 e início dos anos 90.
Em novembro de 1988, a banda assinou com a subsidiária da gravadora PolyGram, a Polydor e gravou seu primeiro EP. Como parte de seu contrato, a PolyGram criou o selo Stardog Records exclusivamente para a banda. Em março de 1989, o grupo lançou seu primeiro EP "Shine" produzido por Mark Dearnley. Shine se tornou o primeiro lançamento da "nova safra" de bandas de Seattle, lançado por uma grande gravadora. O EP vendeu bem e aumentou ainda mais o entusiasmo em torno da banda. Fazendo com que no final de 1989, a banda retornasse ao estúdio para gravar seu álbum de estréia. Apesar de algumas dificuldades iniciais, as gravações foram concluídas a tempo para o lançamento do álbum que estava previsto para março de 1990. 
Poucos dias antes do lançamento do primeiro álbum da banda, intitulado "Apple". O vocalista Andrew Wood, que tinha uma longo histórico de problemas com drogas, desde o começo de sua carreira com o Malfunkshun, foi encontrado inconsciente por sua noiva Zana em seu quarto após ter sofrido uma overdose de heroína, ele ficou três dias em coma, sem resposta e sem sinais de atividade cerebral e faleceu no dia 19 de março, quando sua família autorizou que desligassem os aparelhos.
Com a morte de seu vocalista a banda se dissolveu, seu primeiro e único álbum de estúdio foi lançado em julho, onde alcançou a posição #34 na parada Top Heatseekers da Billboard em 1992. Em 2005, "Apple" foi classificado como 462° no livro da revista Rock Hard "Os 500 melhores álbuns de Rock & Metal de todos os tempos". Em 2016, ficou em 18º lugar na lista "40 maiores maravilhas de um álbum" da revista Rolling Stone. Em 2019, a Rolling Stone classificou o álbum em 50ª em sua lista dos "50 melhores álbuns de Grunge". 

Foto: Divulgação

Após o fim do Mother Love Bone e meses após a morte de Andrew Wood, Stone Gossard e Jeff Ament foram abordados pelo vocalista do Soundgarden, Chris Cornell (que havia sido colega de quarto de Wood), e perguntando se eles estariam interessados ​​em gravar um single contendo duas músicas que ele escreveu em tributo a Wood. O projeto se transformou em um álbum inteiro e o grupo tomou o nome de Temple of the Dog, uma referência da música "Man of Golden Words" do Mother Love Bone. Cornell recrutou o vocalista Eddie Vedder para o projeto, que posteriormente se juntaria a Mike McCready, Gossard e Ament para formar o Pearl Jam, que veio a se tornar uma das bandas da cena Grunge mais bem-sucedidas comercialmente e aclamadas pela crítica dos anos 1990.
Bruce Fairweather inicialmente permaneceu inativo, mas depois se juntou à banda de Rock Psicodélico Love Battery de Seattle, substituindo Tommy Simpson no baixo em 1992. Ele tocou em dois dos álbuns da banda e em muitas de suas turnês antes de deixar a banda. Em 2006, ele reapareceu no The Press Corps, com Garrett Shavlik (The Fluid) e Dan Peters (Mudhoney). Entre 1992 e 1994 Greg Gilmore, tocou bateria na banda Chubby Children, participou da reunião de sua ex-banda Ten Minute Warning em 1998, e foi creditado por fornecer 'inspiração' para a música "Never the Machine Forever" do álbum "Down on the Upside" do Soundgarden.
Em 14 de abril de 2010, os quatro membros sobreviventes do Mother Love Bone se reuniram pela primeira vez em 20 anos (com o amigo músico de Seattle Shawn Smith servindo como vocalista daquela noite) como parte de um show esgotado no Showbox de Seattle. As músicas apresentadas faziam parte do repertório central da banda desde seus primeiros dias.
Em 2011, Kevin Wood (irmão de Andrew Wood) se juntou à banda Lace Weeper para gravar "Crown of Thorns" do Mother Love Bone em tributo aos 21 anos da morte de Andrew.
Em 5 de maio de 2018, a banda se reuniu novamente e tocaram durante o evento no Neptune Theatre de Seattle. Os cantores locais Shawn Smith (Pigeonhead) e Ohm Johari (Hell’s Belles) compartilhavam os vocais. 

Integrantes

Andrew Wood – Vocalista (1988–1990)
Bruce Fairweather – Guitarra (1988–1990)
Stone Gossard – Guitarra (1988–1990)
Jeff Ament – Baixo(1988–1990)
Greg Gilmore – Bateria (1988–1990)
Ex-integrantes
Regan Hagar - Bateria (1988)

Discografia

Shine (EP), 1989