The Runaways, 1977 |
Quando falamos em bandas de Rock, muitos logo de cara já pensam em bandas formadas apenas por homens ou então bandas com alguma Mulher no posto de vocalista. E que por muito tempo desde o começo, quando o gênero começou a se popularizar, várias bandas formadas apenas por homens fizeram um estrondoso sucesso.
Mas as Mulheres não ficaram muito para trás, e mostraram que também podiam tocar seus instrumentos e fazer sua própria música.
Hoje trago 10 bandas formadas apenas por mulheres.
The Bangles
Formada em Los Angeles, 1981. The Bangles conta com Susanna Hoffs no Vocal, Vicki Peterson na Guitarra, Michael Steele no Baixo e Debbi Peterson na Bateria. Foi uma das principais bandas da década de 80 tendo em seu currículo Hits como "Walk Like An Egyptian", "Manic Monday", "Eternal Flame" e "Hazy Shade Of Winter". A banda permaneceu em atividade até 1989 e retornou em 1998, ao todo lançaram 5 álbuns de estúdio e seguem fazendo shows até os dias de hoje.
The Donnas
A banda de Pop Punk formada em Palo Alto, 1993. Inicialmente se chamava Regady Anne que mais tarde mudou seu nome para The Donnas, contava com Brett Anderson (Donna A) nos Vocais, Allison Robertson (Donna R) na Guitarra, Maya Ford (Donna F) no Baixo e Torry Castellano (Donna C) na Bateria. A banda ao todo já lançou 7 álbuns de estúdio e permanecendo em atividade até 2012 e entrando em hiato desde então.
Nervosa
A banda brasileira de Trash/Death Metal foi formada em 2010 pela vocalista e guitarrista Prika Amaral, a guitarrista Karen Ramos e a baterista Fernanda Terra. Em 2011 Fernanda Lira entrou na banda como baixista, enquanto que Karen deixou a banda fazendo com que se tornassem um Trio. Tendo passado por algumas mudanças em sua formação, lançaram até o momento 3 álbuns de estúdio e seguem ganhando cada vez mais espaço na mídia, tendo tocado no Rock In Rio de 2019 e esse ano se apresentarão no festival Wacken Open Air.
The Pandoras
Formada em Chino,1983. The Pandoras começou sua carreira como uma banda revival de Garage Rock, depois tendo seu som mais voltado pro Hard Rock. A banda teve diversas formações durante sua carreira e permaneceu em atividade até a morte da vocalista Paula Pierce em 1991, tendo lançado 3 álbuns de estúdio. Algumas ex integrantes retornaram com a banda e lançaram um álbum novo álbum em 2018.
The Go-Go's
A banda de New Wave, formada em Los Angeles, 1978. Conta com Belinda Carlisle no Vocal, Charlotte Caffey na Guitarra e nos Teclados, Gina Schock na Bateria, Kathy Valentine no Baixo e Jane Wiedlin na outra Guitarra. Lançaram ao todo 4 álbuns de estúdio e tem em seu currículo Hits como "Our Lips Are Sealed", "We Got The Beat" e "Head Over Heels". A banda permaneceu em atividade até 1985, tendo breves reuniões em 1990 e 1994 retornou em definitivo em 1999 e seguem até hoje realizando shows.
O Primeiro álbum das Go Go's é considerado um dos pilares do Gênero New Wave pela crítica e além disso a banda entrou pra história como a primeira banda feminina a chegar a Primeira posição da Parada de Sucessos Billboard nos Estados Unidos.
Girlschool
A banda mais antiga de mulheres em atividade até os dias de hoje, Girlschool foi formada em 1978 em Londres, tendo em sua formação Kim McAuliffe na Guitarra, Kelly Johnson na outra Guitarra, Enid Williams no Baixo e Denise Dufort na Bateria. No começo de sua carreira teve bastante apoio de Lemmy Kilmister do Motörhead tendo saído juntos em turnê e gravado juntos a música "Please Don't Touch", parceria essa que ficou conhecida como "MotörheadGirl School".
Ao todo a banda já lançou 13 álbuns de estúdio e embora não tenha feito muito sucesso comercialmente como as citadas a cima a Girlschool é uma das bandas memoráveis do NWOBHM dos anos 80.
Babes In Toyland
Formada em 1987, o Trio Grunge de Minneapolis tinha em sua formação Kat Bjelland na Guitarra e Vocal, Lori Barbero na Bateria e Maureen Barman no Baixo. Existem boatos que Courtney Love assumiu brevemente o Baixo da banda, porém em 2015 as integrantes da banda desmentiram o boato. Ao todo a banda lançou 3 álbuns de estúdio sendo "Fontanelle" seu maior sucesso, ficaram em atividade até 2001 e retornaram em 2014 seguindo fazendo shows até os dias de hoje.
L7
Outra banda Grunge, o L7 foi formada em Los Angeles, 1985 e em sua formação mais conhecida conta com Donita Sparks Vocal e Guitarra, Suzi Gardner na Guitarra, Jennifer Finch no Baixo e Demetra Plakas na Bateria. Lançaram ao todo 7 álbuns de estúdio, tendo Bricks Are Heavy como Seu maior sucesso que foi impulsionado pelo Single "Pretend We're Dead". A banda permaneceu em atividade até 2000, retornando em Dezembro de 2014 e seguem fazendo shows e lançando novas músicas.
Vixen
A banda de Glam Metal formada em Saint Paul, 1980. Teve em sua formação mais conhecida a vocalista e guitarrista Janet Gardner, a guitarrista Jan Kuehnemund, a baixista Share Pedersen e a baterista Roxy Petrucci. Ao todo a discografia da banda conta com 4 álbuns de estúdio e Hits como "Edge Of A Broken Heart", "Cryin'" e "Love Made Me" em seus anos em atividade a banda teve várias formações e entrou em hiato várias vezes, retornou em definitivo em 2013 e seguem fazendo shows até hoje, em 2019 Janet deixou o posto de vocalista e Lorraine Lewis da banda Femme Fatale, foi escolhida como sua substituta.
The Runaways
Talvez a banda feminina mais conhecida, The Runaways foi formada em Los Angeles, 1975. A banda teve um curto período de atividade tendo permanecido de sua formação em 1975 até 1979, lançaram ao todo 4 álbuns de estúdio e tiveram a música "Cherry Bomb" como o maior Hit da banda. Em sua formação clássica a banda contou com Cherie Currie no Vocal, Joan Jett na Guitarra, Lita Ford na Guitarra, Jackie Fox no Baixo e Sandy West na Bateria. Após a saída de Cherie a banda lançou 2 álbuns tendo Joan como a vocalista e encerrou as atividades por desacordo entre as integrantes sobre o direcionamento musical da banda. Após o fim da banda tanto Joan Jett como Lita Ford se lançaram em carreira solo e fizeram grande sucesso.