|
Em 16 de Abril de 1996, o Kiss realizou uma coletiva de imprensa para anunciar uma turnê de reunião com a formação original a bordo de um porta-aviões da Marinha da Segunda Guerra Mundial. "Vamos mostrar a cada nova banda como os Garotos Grandes fazem isso", disse Gene Simmons, baixista e vocalista da banda.
Peter Criss, Paul Stanley, Ace Frehley e Gene Simmons não tocavam juntos como quarteto há cerca de 16 anos. Mas a expectativa de uma possível reunião do Kiss surgiu quando Ace e Peter, fizeram uma participação especial na apresentação do MTV Unplugged, em Agosto de 95 e meses depois quando a formação original fez uma aparição surpresa no Grammy de 96, subindo ao palco usando as clássicas maquiagens e os figurinos da época do álbum Love Gun.
A turnê batizada de Alive/Worldwide Tour (Conhcida também como Reunion Tour), foi a primeira com a formação original, desde a Dynasty Tour em 1979. A turnê de reunião acabou se tornando a de maior sucesso da banda, tendo faturado US$43,7 milhões de dólares.
Foram 193 shows e apenas 9 shows cancelados, a turnê passou pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, México, Alemanha, França, Argentina entre outros países.
O setlist da turnê foi formado por músicas lançadas pela banda na década de 70, sendo "Shandi" (do álbum Unmasked de 1980) a exceção que foi tocada em alguns shows, nenhuma música da fase sem maquiagem da banda foi tocada, a banda fez isso porque acreditava que, como estavam em turnê com sua formação original, deveriam ser fiéis à época com as músicas que seriam tocadas.
Durante a turnê alguns fatos curiosos acabaram acontecendo, como no show de 8 de agosto em Cincinnati, onde um fã jogou sua protese de perna no palco, e todos os integrantes da banda assinaram e devolveram a ele. Em 22 de Agosto no show de Osaka, Japão, Gene Simmons perdeu a voz, Paul e Ace tiveram que cantar a maioria de suas músicas. Em 5 de Abril em Columbus, Georgia, Peter Criss por motivos de saúde, não pôde se apresentar e a banda optou por não cancelar o show, Peter foi substituído pelo seu técnico de bateria, que se apresentou usando a maquiagem de Catman. O show que aconteceria no dia 4 de Setembro em Boise, Idaho, foi cancelado devido a banda aparecer no MTV Video Music Awards, um show curto com 5 músicas foi tocado.
O Stone Temple Pilots seria originalmente, a banda de abertura no primeiro show que aconteceu no Tiger Stadium de Detroit em 28 de Junho, porém devido a problemas de drogas do vocalista, Scott Weiland, a banda acabou recusando, sendo substituída pelo Alice In Chains, que abriu os 4 primeiros shows da turnê americana; infelizmente, esta veio a ser, a última turnê do vocalista, Layne Staley, com a última apresentação ao vivo sendo feita no dia 3 de Julho de 1996, em Kansas City, Missouri. Logo após o show, Staley teve uma overdose de heroína e foi levado ao hospital. Embora ele tenha se recuperado, o Alice In Chains foi forçado a entrar em hiato. Layne não se apresentou mais ao vivo até a data de sua morte em 5 de Abril de 2002.
Setlist da turnê
1. Deuce
2. King Of The Night Time World
3. Do You Love Me?
4. Calling Dr. Love
5. Cold Gin
6. Love Gun
7. Shout It Out Loud
8. Watchin' You
9. Firehouse
10. Strutter
11. Shock Me (Ace Frehley Solo)
12. Rock Bottom
13. God Of Thunder (Gene Simmons Solo) + (Peter Criss Solo)
14. New York Groove
15. Let Me Go, Rock 'n' Roll
16, 100,000 Years
17. Black Diamond
Encore
18. Beth
19. Detroit Rock City
20. Rock and Roll All Nite