sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Resenha: Ozzy Osbourne - Ordinary Man (2020)


Que o último ano não foi fácil para o Madman, isso muitos sabem. Problemas de saúde o forçaram a cancelar shows daquela que seria a sua turnê de despedida dos palcos (No More Tours II) em 2019.
Mas isso não impediu o Madman de gravar uma música com o Rapper Post Malone, gerando a música "Take What You Want" lançada no álbum "Hollywood's Bleeding" do Rapper, essa parceria curiosa acabou aproximando Ozzy de Andrew Watt (Produtor de Malone), que foi peça essencial para que entrasse em estúdio para gravar seu primeiro álbum solo em 10 anos.
A princípio se analisamos o currículo de Andrew Watt, muitos podem olhar com certa estranheza, o fato de um produtor de artistas do mercado Pop musical tenha produzido este álbum, um cara que tem trabalhos com Selena Gomez, Justin Bieber, Cardi B, Camila Cabello, Blink-182 entre outros. Mas o que pode tirar um pouco dessa estranheza que muitos tiveram é o fato de Watt ter integrado a banda California Breed, ao lado de Glenn Hughes e Jason Bonham, que lançou apenas um álbum em 2014. Essa informação para muitos pode ajudar a quebrar um certo preconceito, para o que vamos escutar no novo álbum do Ozzy.

A banda que acompanha Ozzy no novo álbum: Andrew Watt, Duff McKagan e Chad Smith

Ordinary Man, é o 12º álbum de estúdio de Ozzy em carreira solo e o sucessor de Scream (2010) trazendo o Madman acompanhado de uma banda que não é sua banda de turnê, conta com grandes nomes do Rock como o Baixista Duff McKagan (Guns N' Roses, Velvet Revolver), o Baterista Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) além do Guitarrista e Produtor Andrew Watt. O novo álbum também conta com participações especiais de Slash (em Straight To Hell e Ordinary Man), Elton John (que toca piano e canta com Ozzy na faixa titulo do disco) e Tom Morello (Scary Little Green Men e It's A Raid), além dos Rappers Post Malone (It's A Raid e Take What You Want) e Travis Scott (Take What You Want).

Ozzy no programa Good Morning America, 2020

É muito bom ver Ozzy lançando novas músicas, embora nos últimos dias notícias ruins a respeito da saúde do cantor veio nos pegando de surpresa, a mais recente quando esteve no programa Good Morning America e revelou que foi diagnosticado com Mal de Parkinson por tal motivo podemos ver que Ordinary Man tem muitas letras de cunho pessoal, que reflete nos acontecimentos vividos pelo cantor.
A principio quando pegamos o álbum para ouvir podemos perceber em alguns momentos uma semelhança com álbuns como No More Tears (1991) e Ozzmosis (1995) em outros relembra sua fase no Black Sabbath.
Straight To Hell é a faixa que abre o álbum, já conhecida por muitos por ter virado Single e ganhado um videoclipe antes do lançamento do álbum, tem um Riff marcante, é pesada com um refrão forte e um ótimo solo por conta de Slash. All My Life é uma música mais densa e melancólica, tem uma boa guitarra e o refrão é bem fácil de pegar, seguida por Goodbye que é uma faixa que lembra bastante o Sabbath (principalmente a bateria de Iron Man), o que é curioso porque em sua carreira solo Ozzy se afastou um pouco daquela sonoridade que fez em sua banda de origem. Ordinary Man é a faixa que da nome ao álbum, e para a surpresas de muitos trouxe a participação de Elton John dividindo os vocais com Ozzy, é uma faixa bem pessoal do cantor além de melancólica e reflexiva, vale ressaltar os destaques do Piano de Elton, e os solos de Slash, além de um final com instrumentos de Orquestra. 
Under The Graveyard foi o primeiro Single divulgado do álbum em Outubro do ano passado, é uma semi-balada que talvez poderia até estar no 13 do Black Sabbath, embora pareça ser a mais fraca do álbum comparada as outras, mesmo assim ainda é uma bela música. E depois de 4 músicas com um andamento mais lento, Eat Me, da um pouco mais de peso ao álbum sendo outra faixa que remete ao Sabbath, a gaita (The Wizard) e a Guitarra que nos lembra Tony Iommi e o Baixo de Geezer Butler, eu posso afirmar que esse é o clássico moderno da carreira do Madman. Today Is The End é outra semi-balada, que não me empolgou muito, e soa um pouco enjoativa embora tenha um solo até que interessante. Scary Little Green Man volta a elevar o álbum trazendo uma pegada mais atual é pesada e o refrão é daqueles que podem ficar grudado na cabeça, além de contar com a participação de Tom Morello se tornou a minha favorita do álbum.
Outra balada boa é Holy For Tonight, que traz um ar de anos 70, e volta a trazer a temática "Morte" em sua letra, e eu diria que aqui o disco poderia ser encerrado e que eu estaria satisfeito mas ainda temos duas faixas. It's a Raid é uma música mais veloz, distorcida soa meio Punk/Hardcore e conta com a participação de Post Malone nos vocais. 
E por fim Ozzy incluiu a parceria Take What You Want, que foi a música responsável por esse álbum ver a luz do dia, ela soa um pouco perdida no álbum principalmente por ser uma música mais Alternativa com elementos de Hip Hop/Rap é uma faixa bem experimental na carreira do Madman.
.
Por fim não podemos dizer que este álbum esta no nível de clássicos como Diary Of A Madman, Blizzard Of Ozz ou No More Tears, e que seja um disco que possa bater de frente com esses. Mas eu diria que ele talvez possa bater de frente com os 3 últimos álbuns lançados pelo Madman. É um disco bom e interessante para se ouvir, principalmente por fazer referências a carreira de Ozzy seja solo ou no Black Sabbath.

Capa do Álbum Ordinary Man
Capa do álbum Ordinary Man, 2020


Tracklist de Ordinary Man


1. Straight To Hell (Feat. Slash) - 3:45
2. All My Life - 4:18
3. Goodbye - 5:34
4. Ordinary Man (Feat. Elton John) - 5:01
5. Under The Graveyard - 4:57
6. Eat Me - 4:19
7. Today Is The End - 4:06
9. Holy For Tonight - 4:52
10. It's A Hard  (Feat. Post Malone) - 4:20 
11. Take What You Want  (Post Malone Feat. Ozzy Osbourne & Travis Scott) - 3:49
12. Darkside Blues (Bônus Track da versão Japonesa) - ???

Créditos

Ozzy Osbourne - Vocal
Andrew Watt - Guitarra, Produção, Teclado (2, 4 -10), Baixo (7), Piano (4)
Duff McKagan - Baixo (1 - 6 e 8 - 10)
Chad Smith - Bateria, Percussão (1 - 9)

Músicos Adicionais

Slash - Guitarra (1 e 4)
Tom Morello - Guitarra (8 e 10)
Elton John - Piano e Vocal (4)
Post Malone - Vocal (10 e 11)
Travis Scott - Vocal (11)
Charlie Puth - Teclado (1)
.
Gravadora - Epic Records.

Clipes

Under The Graveyard, 2019

Straight To Hell, 2020